APRESENTAÇÃO

O Colégio foi fundado em 1976 e mantém os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Todos os cursos estão disponíveis tanto em meio período como em período integral.

Considerando a importância do momento é que mais propusemos a fornecer-lhes meios para refletirem sobre a Filosofia Educacional do Colégio Criativa para que assim possam analisar se a Escola condiz com as expectativas da família em relação a seu filho, pais é através desta integração que obteremos resultados satisfatórios.

Educação Inclusiva

Atender as necessidades educativas especiais de todos os alunos sempre foi um compromisso do Criativa. Nosso objetivo maior é fazer com que a escola atue através de todas os seus meios para possibilitar a integração das crianças que dela fazem parte de forma que estas possam atingir seu potencial máximo dentro e fora da escola.

O processo será dosado às necessidades de cada criança sempre adaptando o estudo à sua capacidade. O acompanhamento de seus resultados é constante e essencial.

Filosofia Montessoriana

O ambiente escolar-familiar deve sempre transmitir segurança e dar a ideia de ordem física, auxiliando uma organização mental e emocional. Tudo no ambiente deve ser estudado e experimentado, para que a criança adquira uma movimentação coerente , espelho de seu interior, desenvolvendo seu próprio instinto de vida e suas potencialidades. Por isso, no Criativa, buscamos fornecer meios para que esse desenvolvimento ocorra.

Objetivos da Filosofia Montessoriana

– Desenvolver e aprimorar movimentos
– Estimular a atividade com a motivação
– Desenvolver a atenção e concentração
– Possibilitar a liberdade de ação
– Valorizar sua autoconfiança
– Valorizar o ambiente e as coisas
– Relacionar-se com as outras

Aguardamos a sua visita

Kátia G. S. Martinho

PROPOSTA PEDAGÓGICA

As propostas do Colégio Criativa, são embasadas na Filosofia Montessoriana, que se propõe, através de visão psicopedagógica e 7 Sistemas diferenciados de Ensino, levar o aluno a um amadurecimento em todos os sentidos, preparando-o para a vida e para o exercício da cidadania, habilitando-o a prosseguir em seus estudos de nível superior.

Além de promover o conhecimento dos fundamentos científico-tecnológicos, o processo de aprendizagem deve contribuir para o aprimoramento pessoal, a formação ética, a autonomia intelectual e para o embasamento de um raciocínio crítico.

CURSOS E SISTEMAS DE ENSINO

CURSOS
O Colégio Criativa mantém os seguintes cursos: • Educação Infantil • Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano • Ensino Médio Os pais poderão optar pelo Sistema Integral de Ensino, o qual dá atendimento e/ou apoio ao aluno nas tarefas escolares. As atividades extracurriculares poderão ser desenvolvidas mediante interesse e formação de grupos. São elas : Informática | Judô | Capoeira | Esportes em geral | Jazz | Música | Teatro | etc.

Sistema Coletivo
O Sistema Coletivo atende alunos com capacidade de atenção, adequação comportamental e pedagógica satisfatória. Importante mecanismo na integração de alunos e turmas de todos os níveis, que objetiva ampliação do conhecimento e socialização da criança e adolescente no ambiente escolar.

Sistema de Micro-Ensino
O Sistema de Micro-Ensino os alunos com capacidade reduzida de atenção, defasagem pedagógica, ritmo lento (motor-assimilativo), bem como superdotados e as crianças totalmente normalizadas, que por opção dos pais preferem um ensino mais individualizado. O conteúdo programático segue o mesmo do Sistema Coletivo.

Sistema de Núcleo Individualizado
O Sistema de Núcleo Individualizado atende alunos com grau de concentração insuficiente, defasagem pedagógica em vários níveis escolares, dificuldade de compreensão, assimilação, inadequação comportamental e/ou distúrbio de aprendizagem. Através de visão psicopedagógica este sistema possibilita a descoberta do(s) elo(s) fragmentado(s), dando ao aluno respaldo intensivo para que ele supere suas dificuldades e possa adequar-se sócio-emocional-intelectivamente. Sendo assim, após avaliação diagnóstica, a programação acadêmica é personalizada.

Sistema de Apoio
O Sistema de Apoio dá assistência individual ao aluno que apresenta comprometimento severo nos aspectos sócio-emocional-motor e intelectivo, o qual quando necessário, é preservado do grupo social, na(s) área(s) que se fizer necessário, até que se torne independente e possa adequar-se normalmente as situações propostas nas salas de ensino.

Sistema de Atendimento Individual
O Sistema de Atendimento Individual atende ao aluno que apresenta dificuldade de adaptar-se as situações propostas e/ou em disciplinas especificas, dando-lhe respaldo sócio-emocional-motor e/ou intelectivo, até que o mesmo possa engajar-se com sucesso no contexto escolar. Este Atendimento é dado independente do Sistema Metodológico de Ensino.

Sistema de Núcleo Comum
O Sistema de Núcleo Comum atende alunos com síndromes, déficit de Q.I., distúrbio de aprendizagem e/ou emocional severo. Através de visão psicopedagógica este sistema possibilita a integração do aluno à realidade a partir do desenvolvimento de todas as suas potencialidades e aquisição dos valores relativos à cidadania. No aspecto pedagógico, os conteúdos abordados, reverem-se aos necessários para o seu cotidiano, como ser social e atuante (leitura – escrita – cálculo operacional – proteção e aproveitamento dos recursos naturais – conhecimento básico de fatos de importância social).

Sistema de Oficina Pedagógica
O Sistema de Oficina Pedagógica atende alunos em salas de oficina que apresentam dificuldade severa em reter e/ou avançar nos conteúdos básicos da alfabetização e do pensamento operacional, objetivando-lhes dar-lhes uma formação básica para exercício da cidadania como ser atuante e independente. Portanto, a proposta pedagógica é vinculada às aptidões individuais e ao trabalho prático. A Oficina Pedagógica também complementa estrategicamente os diversos sistemas se ensino.

O ambiente escolar-familiar deve sempre transmitir segurança e dar a ideia de ordem física, auxiliando uma organização mental e emocional. Tudo no ambiente deve ser estudado e experimentado, para que a criança adquira uma movimentação coerente , espelho de seu interior, desenvolvendo seu próprio instinto de vida e suas potencialidades. Por isso, no Criativa, buscamos fornecer meios para que esse desenvolvimento ocorra.
KÁTIA G. S. MARTINHO

PROCESSO DE RECLASSIFICAÇÃO

A reclassificação em qualquer série ou etapa , de acordo com a L.D.B n 9394/96 ,nos termos do artigo 23, § 1, exceto a primeira do Ensino Fundamental , poderá ser feita:

1) Por solicitação do próprio aluno ou seu responsável mediante requerimento dirigido ao diretor da escola;
2) Mediante proposta apresentada pelo professor ou professores do aluno, com base nos resultados de avaliação diagnóstica ou da recuperação intensiva;
3) Para o aluno da própria escola, a reclassificação ocorrerá até o final do primeiro trimestre letivo e, para o aluno recebido por transferência ou oriundo de país estrangeiro, em qualquer época do período letivo.

PROCEDIMENTOS DO PROCESSO DE RECLASSIFICAÇÃO:

1) Inicialmente, o responsável pelo aluno deverá indicar a série em que pretende a matrícula, através de um requerimento encaminhado ao Diretor da Escola, observando a correlação com a idade;
2) Serão realizadas provas da Base Nacional Comum com conteúdo da série imediatamente anterior à pretendida e uma redação;
3) O aluno será avaliado por uma comissão de, no mínimo, três professores ou especialistas, para verificar seu grau de desenvolvimento e maturidade para cursar a série pretendida;
4) No caso de apresentar defasagem de conhecimentos ou lacuna curricular de séries anteriores, poderá suprir-se a defasagem através de atividades de reforço e recuperação, de adaptação de estudos ou pela adoção do regime de progressão parcial.

PROGRESSÃO PARCIAL

De acordo com a LDB nº 9.394 – Artigo 24 – Inciso III- O Conselho de Classe/Série ouvido o Professor, poderá decidir sobre a promoção do aluno, para cursar o ano/ série ou etapa seguinte em sistema de progressão parcial em 1 até 3 componentes curriculares, quando o grau das deficiências apresentadas evidenciar a possibilidade do mesmo atingir o mínimo de desempenho necessário ao prosseguimento de estudos, desde que preservada a sequencia do currículo a partir do 6º ano.
Obs.:
a) No regime de matrícula por progressão parcial, o aluno será aprovado na disciplina cursada quando o grau de deficiência até então apresentadas forem suprimidas.
b) O aluno retido na última série do Ensino Médio em até 3 (três) componentes curriculares poderá cursar, no ano subsequente apenas estes componentes.
c) Não será expedido diploma ou certificado de conclusão de série ou grau ao aluno em sistema de progressão parcial.

MATRÍCULAS

A matrícula será efetuada antes do início do ano letivo , mediante requerimento do pai ou responsável ou do próprio aluno , se maior , e com concordância expressa do Regimento .
a) No 1º ano do Ensino Fundamental : idade mínima conforme legislação vigente ;
b) a partir do 3º ano (2ª série) ao 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental, por promoção,por reclassificação , conforme a L.D.B. n 9394/96 .
c) na Educação Especial, os limites de idade para o ingresso em cada classe ou série serão flexíveis e estarão condicionados ao desenvolvimento da aprendizagem do aluno.

Será possível matrícula com promoção para a série subseqüente do aluno recebido por transferência de outro estabelecimento de ensino , quando os componentes curriculares , objeto de retenção na escola de origem , não constem da série em que o aluno foi retido no curso do Colégio, qualquer que seja a sua categoria curricular, Base Comum ou Parte Diversificada e independente de seu número.

Será admitido a partir da 6º ano do Ensino Fundamental (5ª série ) até o 9º ano (8ªSérie) o regime de matrícula por progressão parcial , desde que preservada a seqüência do currículo. No regime de matrícula por progressão parcial, o aluno será aprovado na disciplina cursada quando o grau de defasagem até então apresentadas forem suprimidas.

LISTA DE MATERIAIS 2017

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