Educação Inclusiva

O Colégio Criativa está na área educacional desde 1976, fundamentado na filosofia Montessoriana a qual prioriza o enriquecimento e o respeito pelo indivíduo, o seu equilíbrio emocional e o atendimento as suas necessidades psicossociais. Desta feita, foi possível abrir o espaço para o atendimento a alunos com necessidades especiais. Somos pioneiros na educação inclusiva… a experiência e o amadurecimento nos direcionaram para a criação de sistemas metodológicos diferenciados, objetivando atender adequadamente a cada aluno.

O foco da escola é pedagógico mesmo para os alunos com déficit cognitivo que não acompanham 50% do sistema regular; a única diferença é que temos que buscar constantemente estratégias e não desistir diante dos obstáculos surgidos. Alfabetizar é primordial, é o primeiro sinal de normalização, para que eles possam ler o mundo, compreender sua linguagem, seus sinais; – ensinar os números, a relação de símbolo e quantidade, a contar e somar, para que adiante possam ter noção de valores e referências numéricas; – damos conceitos relacionados a área de Ciências ( corpo humano- higiene- saúde- recursos naturais) e Estudos Sociais ( atualidades – o Brasil-) , sempre voltados para o que é necessário à vida deles como cidadãos.

“NÃO SE PODE AFIRMAR OU MENSURAR ATÉ ONDE ELES SÃO CAPAZES DE IR”. Por esta razão após uma avaliação diagnóstica é elaborado um planejamento por aluno e a programação segue o ritmo de individual, ninguém espera por ninguém – conforme eles avançam nós avançamos. Introduzimos outras atividades, tais como: Teatro ( 1ª escola a inserir na programação) , Informática, Oficina de artes, Educação Física, Shintaido (ritmo, equilíbrio e concentração) ( 1ª escola a inserir na programação), música,culinária prática, atividades de vida diária, e um Projeto de Identificação Pessoal e Social, com Drª Waldecy Gebara, psicanalista, que tem como objetivo resolver os problemas emergentes do convívio social. Entretanto, dependendo da óptica familiar a escola pode torna-se inapta ou despreparada para atender as expectativas dos pais, por esta razão é importante que antes de matricularem seu filho em uma escola certifiquem-se primeiro o que procuram – a escola regular inclusiva ou instituições, projetos de vida ou convivência?

Na escola regular inclusiva o conhecimento e a responsabilidade são valorizados, as relações sociais são embasadas no respeito e na solidariedade, as atividades para o desenvolvimento da autonomia no Ensino Fundamental II e Médio ficam limitadas para os que apresentam potencial acadêmico.

As instituições, projetos de vida ou convivência dão apoio na educação dos seus filhos para que eles aprendam a andar de ônibus, ocupem o horário escolar com lazer, atividades profissionalizantes e sociais, etc…

O QUE VOCÊ QUER PARA SEUS FILHOS?

KÁTIA G.S. MARTINHO