Colégio Criativa

Sistemas Alternativos de Ensino

Sistema de Microensino:

O Sistema de Microensino atende os alunos com capacidade reduzida de atenção, defasagem pedagógica, ritmo lento (motor-assimilativo), bem como superdotados. A avaliação do processo ensino-aprendizagem é adaptada e apresenta quatro tipos de funções: diagnóstica (analítica), pré-requisito (preventiva) formativa ou processual (controladora e profilática) e somativa, que juntas retratam a situação acadêmica e pedagógica real do educando.

O conteúdo programático mantém os mesmos eixos temáticos da série regular, porém o planejamento apresenta flexibilidade na sua composição, pois sua elaboração é feita em consonância ao nível acadêmico de cada aluno.

Sistema de Núcleo Individualizado:

O Sistema de Núcleo Individualizado atende alunos com grau de concentração reduzido, defasagem pedagógica em vários níveis escolares, dificuldade de compreensão, assimilação, inadequação comportamental e/ou distúrbio de aprendizagem. Através de visão psicopedagógica este sistema possibilita a descoberta do(s) elo(s) fragmentado(s), dando ao aluno respaldo intensivo para que ele supere suas dificuldades e possa adequar-se sócioemocional e academicamente. Sendo assim, após avaliação diagnóstica, a programação acadêmica é personalizada. O Sistema avaliativo segue o padrão e as avaliações são adaptadas e mensuradas de acordo as especifidades de cada aluno.

Sistema de Apoio:

O Sistema de Apoio dá assistência individual ao aluno que apresenta comprometimento severo nos aspectos sócioemocional, motor e/ou cognitivo, o qual quando necessário, é preservado do grupo social na(s) área(s) que se fizer necessário até que se torne independente e possa adequar-se normalmente as situações propostas nas salas de ensino. As avaliações são adaptadas e mensuradas de acordo as especifidades de cada aluno.

Sistema de Atendimento Individual:

O Sistema de Atendimento Individual atende ao aluno que apresenta dificuldade de adaptação as situações propostas e/ou em disciplinas especificas, dando-lhe respaldo sócioemocional, motor e/ou intelectivo, até que o mesmo possa engajar-se com sucesso no contexto escolar. Este Atendimento é dado independente do Sistema Metodológico de Ensino. Pode ser ministrado simultaneamente e/ou em horário alternado.

Sistema de Núcleo Comum:

O Sistema de Núcleo Comum atende alunos com síndromes, déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem e/ou emocional severo. Através de visão psicopedagógica este sistema possibilita a integração do aluno à realidade a partir do desenvolvimento de todas as suas potencialidades e aquisição dos valores relativos à cidadania. No aspecto pedagógico, os conteúdos abordados, referem-se aos necessários para o seu cotidiano, como ser social e atuante (leitura – escrita – cálculo operacional – proteção e aproveitamento dos recursos naturais – conhecimento básico de fatos de importância social). O aluno poderá vencer os obstáculos que prejudicam o desenvolvimento acadêmico e a qualquer tempo ser classificado e engajar-se na série/ano adequado. O Sistema avaliativo têm a função diagnóstica e profilática.

Sistema de Oficina Pedagógica:

O Sistema de Oficina Pedagógica atende alunos que apresentam dificuldade severa em reter e/ou avançar nos conteúdos básicos da alfabetização e do pensamento operacional, objetivando dar-lhes uma formação básica para o exercício da cidadania como ser atuante e independente. Portanto, a proposta pedagógica é vinculada às aptidões individuais e ao trabalho prático.
A Oficina Pedagógica também complementa estrategicamente os diversos sistemas de ensino.

Converse no Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá!
Seja muito bem-vindo ao Colégio Criativa!
O meu nome é Ana. Como posso ajudar?