Colégio Criativa

The first row is for desktop, and second row is for Tab and Mobile.
You can right click on this text and use Navigator for easy editing. This text message is hidden on all screens using Advanced/responsive tab on left.

Sistemas Alternativos de Ensino

Sistema de Microensino:

O Sistema de Microensino atende os alunos com capacidade reduzida de atenção, defasagem pedagógica, ritmo lento (motor-assimilativo), bem como superdotados. A avaliação do processo ensino-aprendizagem é adaptada e apresenta quatro tipos de funções: diagnóstica (analítica), pré-requisito (preventiva) formativa ou processual (controladora e profilática) e somativa, que juntas retratam a situação acadêmica e pedagógica real do educando.

O conteúdo programático mantém os mesmos eixos temáticos da série regular, porém o planejamento apresenta flexibilidade na sua composição, pois sua elaboração é feita em consonância ao nível acadêmico de cada aluno.

Sistema de Núcleo Individualizado:

O Sistema de Núcleo Individualizado atende alunos com grau de concentração reduzido, defasagem pedagógica em vários níveis escolares, dificuldade de compreensão, assimilação, inadequação comportamental e/ou distúrbio de aprendizagem. Através de visão psicopedagógica este sistema possibilita a descoberta do(s) elo(s) fragmentado(s), dando ao aluno respaldo intensivo para que ele supere suas dificuldades e possa adequar-se sócioemocional e academicamente. Sendo assim, após avaliação diagnóstica, a programação acadêmica é personalizada. O Sistema avaliativo segue o padrão e as avaliações são adaptadas e mensuradas de acordo as especifidades de cada aluno.

Sistema de Apoio:

O Sistema de Apoio dá assistência individual ao aluno que apresenta comprometimento severo nos aspectos sócioemocional, motor e/ou cognitivo, o qual quando necessário, é preservado do grupo social na(s) área(s) que se fizer necessário até que se torne independente e possa adequar-se normalmente as situações propostas nas salas de ensino. As avaliações são adaptadas e mensuradas de acordo as especifidades de cada aluno.

Sistema de Atendimento Individual:

O Sistema de Atendimento Individual atende ao aluno que apresenta dificuldade de adaptação as situações propostas e/ou em disciplinas especificas, dando-lhe respaldo sócioemocional, motor e/ou intelectivo, até que o mesmo possa engajar-se com sucesso no contexto escolar. Este Atendimento é dado independente do Sistema Metodológico de Ensino. Pode ser ministrado simultaneamente e/ou em horário alternado.

Sistema de Núcleo Comum:

O Sistema de Núcleo Comum atende alunos com síndromes, déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem e/ou emocional severo. Através de visão psicopedagógica este sistema possibilita a integração do aluno à realidade a partir do desenvolvimento de todas as suas potencialidades e aquisição dos valores relativos à cidadania. No aspecto pedagógico, os conteúdos abordados, referem-se aos necessários para o seu cotidiano, como ser social e atuante (leitura – escrita – cálculo operacional – proteção e aproveitamento dos recursos naturais – conhecimento básico de fatos de importância social). O aluno poderá vencer os obstáculos que prejudicam o desenvolvimento acadêmico e a qualquer tempo ser classificado e engajar-se na série/ano adequado. O Sistema avaliativo têm a função diagnóstica e profilática.

Sistema de Oficina Pedagógica:

O Sistema de Oficina Pedagógica atende alunos que apresentam dificuldade severa em reter e/ou avançar nos conteúdos básicos da alfabetização e do pensamento operacional, objetivando dar-lhes uma formação básica para o exercício da cidadania como ser atuante e independente. Portanto, a proposta pedagógica é vinculada às aptidões individuais e ao trabalho prático.
A Oficina Pedagógica também complementa estrategicamente os diversos sistemas de ensino.

Converse no Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá!
Seja muito bem-vindo ao Colégio Criativa!
O meu nome é Ana. Como posso ajudar?